Uma crônica das mortes em aventuras
26/04/2008 - "Homenageando aqueles que melhoram a nossa espécie excluindo-se dela acidentalmente."
Com esta mensagem (em inglês) o site Darwin Awards vem circunstanciando, desde 1995, as mortes de pessoas que realizaram atos aventureiros sem os cuidados de segurança considerados necessários.
Segundo o sarcástico julgamento do site, essas pessoas (já são mais de 300 em seu ranking) deram suas contribuições para "o melhoramento do genoma humano".
Em sua última atualização, o Darwin Awards anotou o seguinte: "Estamos de olho no padre que amarrou balões de festa numa cadeira de jardim e aparentemente ascendeu aos céus."
Lá vem o trem
21/10/2013 - O italiano Gerhard, 68, parou o carro sobre os trilhos de uma estrada de ferro, quando o semáforo do cruzamento começou a piscar e a tocar. E as barras de segurança do cruzamento desceram, deixando o Porsche preso nos trilhos.
De acordo com testemunhas, o motorista levou algum tempo para perceber que o carro estava preso. Por fim, ele saltou do carro e começou a correr - em linha reta - em direção ao trem que se aproximava, agitando os braços em uma tentativa de salvar o seu Porsche!
A tentativa foi parcialmente bem-sucedida. O carro recebeu menos danos do que o seu proprietário, que foi arrastado por 30 metros e não houve como reanimá-lo.
Não está errado você correr em direção a um trem se o seu carro está preso sobre os trilhos. A ressalva é que você é deve correr em direção ao trem... ao lado dos trilhos e não sobre eles!
Uma reportagem em condições extremas
08/12/2013 - O jornalismo investigativo recebeu uma nova baixa. Um repórter de Newcastle, Inglaterra, que congelou até a morte enquanto estudava a vida daqueles que dormem ao relento.
Com a intenção de alavancar a carreira, o jornalista Lee Halpin, 26, decidiu ir fundo nessa história de jornalismo investigativo e passou a fingir que era um sem-teto.
Ele pegou emprestado um saco de dormir e, desdenhando as preocupações de amigos e familiares, partiu para as ruas desacompanhado. "Eu vou dormir nas vielas, mendigar minha própria comida e interagir com o maior número possível de desabrigados. Enfim, eu vou mergulhar nesse estilo de vida tão intensamente quanto eu puder", disse o jornalista, três dias antes de morrer em um albergue.
Morte por hipotermia. Mas suspeita-se também de dois homens que foram presos por porte de drogas. Os resultados da autópsia continuam pendentes.
Prêmio Darwin em dobro
02/03/2014, Holanda - Dois homens embriagados se atreveram a testar a coragem contra um trem interurbano em uma estação de Roterdã. Eram 18 horas de um domingo, a estação estava lotada com mais de 300 torcedores que retornavam de um jogo de futebol entre o Feyenoord e o Ajax, no De Kuip, o estádio de futebol mais bonito na Holanda.
Os dois homens saíram da plataforma e caminharam para os trilhos. Um deles se deitou entre os trilhos, com a intenção de provar que o trem passaria por cima sem feri-lo. Que história para contar! Seu amigo, que estava menos confiante, simplesmente ajoelhou-se ao lado dos trilhos e manteve a cabeça o mais próximo possível de onde ele achava que o trem passaria. Acontece que o trem, que passou a 130 km/h, alguns segundos após, era menor e mais largo do que eles imaginavam.
Eles morreram instantaneamente.
Os 300 torcedores na plataforma não ficaram muito satisfeitos com o espetáculo, e o trânsito ferroviário foi interrompido por várias horas, enquanto as autoridades limpavam a bagunça.
Comentários de alguns leitores do Darwin Awards:
"Os juízes foram unânimes em sua decisão.""A vida é difícil. É mais difícil ainda quando alguém é estúpido."
"A justiça imanente é implacável."
"Eu tenho uma ideia. Aqui, segure minha cerveja."
Uma trágica verdade
27/03/2018 - Gente, acorde!
Para o fato de que um telefone celular pode ser também uma distração mortal. Os dispositivos móveis retiram nossa consciência do mundo físico e os arquivos dos Prêmios Darwin estão repletos de testemunhos que comprovam esta trágica verdade.
Posição do missionário
14/11/2018 - John Allen Chau, um autoproclamado
explorador do mundo inspirado por Livingstone e Jesus, foi morto pela tribo
indígena a quem oferecia a vida eterna. Chau subornou pescadores para que o
levassem até a ilha Sentinela (Índia), de acesso restrito, para que pudesse
oferecer à tribo presentes como tesouras, uma bola de futebol e a imagem de
Jesus.
Ao desembarcar na ilha foi imediatamente atacado por
flechas, mas continuou caminhando. Os pescadores então testemunharam os nativos
"amarrando uma corda em seu pescoço e arrastando seu corpo" pela
praia. Eles estavam claramente rejeitando suas oferendas.
A tribo, a mais isolada da Terra, adotou uma política
de tolerância zero em relação aos visitantes, bem documentada desde que a
ocupação britânica quase a dizimou no século XIX. Não é de se admirar que os
restos mortais de Chau permaneçam desaparecidos.
Ele era um mártir, como afirmam seus amigos no
Instagram? Um missionário, segundo seus pais? Ou apenas um egoísta em busca de
selfies? Ou um maníaco genocida que trouxe doenças fatais para a tribo, como
indica sua citação bíblica de Apocalipse?
Nunca saberemos a resposta, já que a tribo parece não ter atualizado suas redes sociais há bastante tempo.
Prêmios Darwin de Inteligência Artificial
11/09/25 - Nomeado em homenagem à teoria da seleção natural de Charles Darwin, o Prêmio Darwin original celebrava aqueles que "melhoravam o pool genético, removendo-se dele" por meio de atos espetacularmente estúpidos. Bem, adivinhe? Os humanos evoluíram! Agora somos tão avançados que terceirizamos nossas decisões ruins para as máquinas.O Prêmio Darwin de IA dá continuidade a essa nobre tradição, homenageando os visionários que analisaram a inteligência artificial — uma tecnologia capaz de remodelar a civilização — e pensaram: "Sabe do que isso precisa? Menos testes de segurança e mais capital de risco!". Esses bravos pioneiros nos lembram que a seleção natural não se limita mais à biologia; ela se tornou digital e está chegando para toda a nossa espécie. Por que parar em atos individuais de estupidez espetacular quando você pode escalá-los para proporções globais com aprendizado de máquina?Prêmios Darwin de IA. Porque a inteligência artificial nem sempre é inteligente.
Argumentação extraída do site aidarwinawards.org que traz os critérios de indicação (com a relação dos que já estão concorrendo para 2025), os critérios de vitória (para uso dos jurados) e de como fazer para você, leitor, enviar também sua indicação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário