sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PALÍNDROMOS

Os palíndromos são palavras ou frases que podem ser lidas da esquerda para a direita e vice-versa, sempre com o mesmo significado. Exemplos: A DIVA É MOTE E TOM É A VIDA (ao Tom Jobim) e À D. ANA: DÁS UMA DANADA (à Ana, mulher do Tom). Estes dois palíndromos foram criados por Fraga, ao tempo em que o "Pasquim" abriu uma temporada sobre o assunto.
Há muitos outros exemplos: O SÓ REMETER É TEMEROSO, SOMAR SOB OS RAMOS, A TROPA À PORTA, EVA ASSE E PAPE ESSA AVE, ALI ROGO RETER O GORILA, SOCORRAM MARROCOS, ROMA ME TEM AMOR, O TREPONEMA É AMENO PERTO, ATIRA O CASACO À RITA, A TORRE DA DERROTA, A CARA RAJADA DA JARARACA, ZÉ DE LIMA - RUA LAURA MIL E DEZ etc.
Para "palindromizar" exige-se um vocabulário acima da média e uma boa dose de paciência. Escolhe-se um tema (nome) para centralizar o trabalho nele. O tema é o ponto em que o palíndromo se espelha para os lados. Se houver uma letra-chave, que não permita o retorno, aí está o "miolo" do palíndromo.
Vale tudo no palíndromo: Non sense, livre pensar, achado sonoro (aliterações e cacofonias são ótimos resultados). Até bobagens são bem-vindas (porque são exercícios que levam à boa técnica). Mas o ideal é perseguir uma frase que enuncie uma clara intenção ou contenha alguma "substância", além do mero efeito vai-vem.
Ainda é Fraga que dá estas dicas: "Evite construir com grupos consonantais duros (inflexíveis à inversão). CH, NC, ND, SC, entre outros, são pedras no caminho. Já BL, CL, BR, CR, GR, TR, VR, entre tantos, são domesticáveis. Use e abuse dos L, M, R, S, pois estas quatro letras, garantindo início/fim de mil combinações, são a base corriqueira dos palíndromos."
Outro recurso que salva construções é a pontuação. Como diz o "palindromista de plantão" do "Pasquim": "Dois pontos, vírgulas, pontos de interrogação etc. são boias no mar das dificuldades e servem para quebrar, unir, enfatizar ou suavizar uma frase. Nenhum palíndromo vai aparecer para você na posição que Napoleão perdeu a guerra. Tem que forçar a submissão dos termos!"
Com o código Morse amplia-se a possibilidade de construir palíndromos. Palavras cujas letras não dão palíndromos podem fazê-los com os pontos e os traços do código. Eis dois exemplos desses "palinmorses":
SOPRANOS ··· --- ·--· ·-· ·- -· --- ···
HECTARES ···· · -·-· - ·- ·-· · ···
É música para os ouvidos saber que há também o palíndromo... musical. Eis um exemplo:
Outro:
Tirado do minueto na Sinfonia n º 47 de Haydn, a orquestra toca a mesma passagem para a frente, depois para trás.
Quanto ao "antipalíndromo": existe? Segundo alguns, ele existe. Sempre que frase pode ser lida ao contrário, porém com um significado diferente: ATÉ, CUBANOS! ROMA.
SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS
Mais do que um palíndromo, a frase acima é considerada um "quadrado mágico". Como são 5 palavras de 5 letras, as mesmas podem ser dispostas adequadamente de modo a formar um quadrado, o qual pode ser lido na horizontal ou na vertical, para a direita ou para a esquerda, para baixo ou para cima.
Em função dessa espantosa simetria, a frase foi usada como um talismã na Antiguidade. Três de suas cinco palavras são claramente latinas: tenet (manter, ocupar, dirigir, governar), opera (obra, ação, trabalho, processo, ou uma forma verbal correspondente) e rotas (rodas, círculos, ciclos, disco do sol). Uma das hipóteses é de que a misteriosa frase tenha sido cunhada pelo escravo romano Loreius. Mas, por não ser totalmente de formação latina, Giba Assis acha que traduzir essa frase como "o lavrador mantém cuidadosamente o arado nos sulcos" equivale a compor um "samba do escravo romano doido".
Ler também: 
Só papos

6 comentários:

Fábio Aristimunho disse...

Caro, por acaso você tem essa página do Pasquim com os palíndromos do Fraga? Estou buscando faz algum tempo e você é a melhor pista que tenho. Saudações

Paulo Gurgel disse...

Olá,Fábio.
Eu lia regularmente o Pasquim, mas não guardei um número sequer deste hebdomadário.
Vê se gosta:
http://www.extraclasse.org.br/edicoes/2015/06/o-jogo-sem-regras-das-palavras/ (uma entrevista do Fraga ao Jornal Extra Classe)
http://mundofantasmo.blogspot.com.br/search/label/pal%C3%ADndromo (cinco postagens do Braulio Tavares, no Mundo Fantasmo)
Um abraço.

Fábio Aristimunho disse...

Olá, Paulo, obrigado pela pronta resposta. Está mesmo difícil encontrar essa página.
Você por acaso também já terá cometido os seus palíndromos? Conte mais.
Abraço

Fábio Aristimunho disse...

Estou organizando uma antologia de palíndromos e gostaria de saber se você seria um colaborador potencial.

Paulo Gurgel disse...

Não sou um palindromista, apenas tenho escrito um pouco sobre palíndromos.
Exemplos:
Só papos
http://blogdopg.blogspot.com.br/2011/11/so-papos.html
Capicuas
http://blogdopg.blogspot.com.br/2012/02/capicuas.html
Um palíndromo musical de Bach
http://blogdopg.blogspot.com.br/2012/07/um-palindromo-musical-de-bach.html
Palíndromos
http://preblog-pg.blogspot.com.br/2012/02/palindromos.html
Um alfabeto simétrico
http://blogdopg.blogspot.com.br/2015/05/um-alfabeto-simetrico.html
Se tiver interesse autorizo desde já a republicá-los - com citação de fonte - na antologia que está organizando. Pode ser capítulo ou apêndice do livro.
Abraços.

Fábio Aristimunho disse...

Obrigado, Paulo. Vou ler e, se foro o caso, cito você, com os créditos devidos.
Abraço