Sexadores de pintos e de cochinilhas
Este termo se refere à pessoa que faz a seleção de pintos por sexo. Na Classificação Brasileira de Ocupações, a CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego, encontra-se sob o código 6235-25, e deste profissional se requer que tenha: 1) nível médio de escolaridade; 2) prática de um a dois anos no local de trabalho.
Que faz o sexador de pintos? Poucas horas após o nascimento destes, examina as características da cloaca, a tonalidade da penugem e a forma da asa para fazer a separação dos pintos por sexo. Com este trabalho, o sexador antecipa as utilizações específicas para essas aves.
A CBO não registra, mas descobri que existe também o sexador de cochinilhas: o profissional que separa estes insetos conforme o sexo. Mas que faz isto exclusivamente com as espécies de cochinilhas que apresentam interesse comercial. Como, por exemplo, com as espécies das quais se extrai o corante carmim. E, como este corante é encontrado somente no corpo das fêmeas, daí a necessidade de serem elas previamente identificadas.
Para ler no trabalho: Sexador de cochinillas: Un oficio con futuro (em espanhol). Aqui.
Original: EM, 19/05/2008
A customização do gênero
O conceito de gênero está se ampliando – aos poucos, novas classificações vão sendo adotadas, dando espaço para definições que vão muito além do feminino e masculino.
O AfroReggae, que luta pela equidade de gêneros por meio do projeto Além do Arco-Íris, se uniu à Artplan para uma nova iniciativa, o "Dicionário de Gêneros".
Idealizada pela agência de publicidade, o projeto conta com um site colaborativo, que aborda e descreve os gêneros. A proposta é desmistificar, sem delimitações nem recriminações, grupos que estão excluídos dos dicionários da língua portuguesa – e, portanto, não contam com um reconhecimento "oficial".
O "Dicionário de Gêneros" traz à tona o momento que estamos vivendo. No Facebook dos EUA, por exemplo, já foram liberados mais de 56 possibilidades de gênero (andrógeno, "trans", "cisgênero", "bigênero", "agênero" etc.). No Brasil, são 17.
Original: EM, 13/03/2016
Sistemas informatizados de classificação de sexo
Você pode dizer o sexo de uma pessoa a partir de apenas um vislumbre de suas sobrancelhas? Poderia um sistema informatizado fazer o mesmo?
Para descobrir isso, um estudo foi realizado por Yujie Dong (da Universidade de Clemson) e Damon L. Woodard (da Universidade da Flórida) em 2011. Usando algoritmos sobre oito características de reconhecimento biométrico em imagens de sobrancelhas, eles foram capazes de determinar o sexo de uma pessoa com uma precisão média de acerto de 96 por cento.
Mas as sobrancelhas não são, de maneira alguma, a única opção disponível para os sistemas informatizados de classificação de sexo. Já estão documentadas outras possibilidades, que incluem: corpo, forma das mãos, unhas, marcha, gesto, penteado, calçados, voz, estilo de blogue etc.
Em estilo de blogue a acurácia é 88,5 por cento.
Original: EM, 01/06/2016
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário