Eles liberam tais substâncias a uma taxa previsível. Usando este conhecimento científico, bibliotecários e afins podem agora "farejar" um livro para determinar sua exata situação. E desse modo concluir se o livro está precisando de um serviço de preservação urgente.
"Eles cheiram a óleo queimado", acrescentou.
Original: EM, 26/08/16
Por que os velhos livros cheiram tão bem?Especificamente o papel, de que são feitos os livros, tem uma grande quantidade de celulose, que é formada por moléculas de glicose, e de lignina, outro polímero orgânico complexo encontrado nas células das plantas. Com o tempo esses produtos químicos reagem à luz, à temperatura e à umidade do ambiente, e decompõem-se liberando compostos orgânicos voláteis (COVs), que são convertidos em gases e vapores, os quais, em seguida, misturam-se com o ar.
Existem diferentes tipos de compostos orgânicos voláteis, e o cheiro do livro vai depender do papel usado em sua impressão. Em adição aos componentes orgânicos do papel, o cheiro também tem a ver com as tintas, a cola, o barbante e outros artigos utilizados na encadernação.
Por exemplo, se o livro exala algum aroma floral é provavelmente devido à presença de 2-etil-hexanol, um tipo de álcool com um odor característico.
Vídeo: Why do old books smell so good?
Fuçar também: O cheiro dos livros
Para os booklovers
A revista Wallpaper encomendou ao mestre perfumista Geza Schoen a criação de uma fragrância baseada no cheiro de livros "para celebrar toda a sensualidade gloriosa de livros". A ideia é que esse novo perfume, o Paper Passion, relaxe você, como quando você lê um livro, a um nível de meditação e concentração.
Original: EM, 07/10/16
Nenhum comentário:
Postar um comentário