terça-feira, 30 de abril de 2019

HUMBERTO GOMES MAGALHÃES

Correspondência
Sou irmão do Humberto Gomes Magalhães, desenhista do jornal A Ferragista. O Sr tem algum acervo do Jornal?
Agradeço pela a atenção. Visitei o seu rico blog, muito bem feito e cheio de cultura. O Preblog é ótimo.
Atenciosamente,
Sérgio Luís Oliveira Magalhães
Olá, Prof. Sérgio Luís.
Lembro-me do Humberto, que desenhava para o jornal A Ferragista.
Dê-me notícias a respeito dele.
Edmilson Alves, proprietário desse house organ, certa vez presenteou a cada colaborador quatro volumes encadernados com as edições do jornal.
Acredito que possa localizá-los.
Em tempo:
ILUSTRADORES PARA CHAMAR DE MEUS (slideshow)
Os desenhos dos slides 12 e 13 (O asteroide da mão estendida, Preblog) teriam sido feitos por seu irmão?
Estou curioso para saber o motivo de seu interesse.
Paulo Gurgel
Muito obrigado pela atenção. Meu interesse é colecionar e guardar a obra do meu irmão, pois seus filho e esposa não a tem. Ele já está entre as estrelas desde de 1986. Faleceu de *** em Limoeiro do Norte-Ce. Somos todos do pequeno município de São João do Jaguaribe - Ce, distante da capital 225 km, aqui no Baixo Jaguaribe.
Sérgio Luís
Olá, Prof. Sérgio.
No edifício em que resido cada morador dispõe de um compartimento na garagem para guardar algumas coisas.
Era minha intenção apanhar os quatro volumes encadernados das edições de "A Ferragista" para doá-las a vocês, familiares de Humberto.
Mas.
Uma desagradável surpresa: estavam completamente destruídos por uma infestação de cupins!
Os biblioclastas! Não foi a primeira vez que eles fizeram isto comigo.
http://blogdopg.blogspot.com.br/2007/04/um-show-que-no-acabou.html#links
Um abraço.
Paulo Gurgel
PESQUISA NA INTERNET
A cultura como resistência nas páginas da revista "O Saco", por Rodrigo C. Vargas
O primeiro número da revista saiu em abril de 1976 com 32 páginas e a colaboração de nomes desconhecidos e outros consagrados nas diversas áreas artísticas que compreendiam "O Saco". No caderno Prosa, conto de Airton Monte titulado "Ave Noturna" com ilustração de Humberto, o diagramador do grupo. Conto de Carlos Emilio chamado "O Labirinto" com ilustração de Pedro Eymar. Conto do Jackson Sampaio chamado "Edifício Vesúvio" com mais uma ilustração de Humberto, que também ilustra o último conto, "Juízo Final", de Nilto Maciel.
A pouca experiência contou para o encerramento das atividades. Raposo era o único que sabia lidar com uma empresa, era proprietário de um grupo livreiro encorpado que funcionava em Fortaleza; mas os outros três eram jovens recém formados. Carlos Emilio ainda morava com os pais. Edmundo de Castro, Estrigas e Humberto Gomes Magalhães ajudaram, mas apenas no campo criativo.
O Vertebral
PerCurso "O Saco": criatividade e resistência
Revista literária formada por Carlos Emílio Correia Lima, Nilto Maciel, Jackson Sampaio e Humberto Magalhães, junto a Manoel Coelho Raposo, "O Saco Cultural" foi uma publicação cearense de curta duração porém de consideráveis impactos na Fortaleza e no Brasil dos anos 1970. Seus 15 meses de atividades foram suficientes para lograr uma distribuição nacional chegando tanto a importantes cidades do Brasil (com tiragem de 15.000 exemplares!) quanto à mesa dos censores e da Polícia Federal em pleno Regime Militar. Neste percurso fizemos um passeio sobre esse importante momento da Cultura no Ceará, conhecendo um pouco mais o ambiente da cidade, a produção literária e os seus intelectuais, "O Saco" e seu conteúdo.
O mediador foi o Carlos Emílio Correia Lima, escritor, poeta, editor, ensaísta, antidesigner, foi um dos fundadores da revista O Saco.
PerCursos Urbanos

Nenhum comentário: