quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

PEQUENO GUIA PARA ENTENDER O ESCRITOR

Ele pariu com dor (por intermédio de Elba, sua bastante procuradora) dois filhos: Érico e Natália. E tem dado ao lume, sem a participação conjugal, uma pequena galeria de personagens fictícios.
A começar pelo trio Gurgelzim, Heteróclito e Jorge. Não é um segredo trancado a sete chaves: eles não interagem, estão sempre em histórias exclusivas; mas adotam padrões de comportamento que fazem suspeitar de que os três sejam um só personagem.
Se assim achou, está certo o leitor. Eles nunca foram lidos juntos.
Gurgelzim, Heteróclito e Jorge seriam também o próprio escritor, quando este quer tirar o foco de si mesmo?
Bem, fica difícil negar essa possibilidade diante do nome com que foi batizado o primeiro.
Gurgelzim surgiu nos tempos do "Informativo a Ferragista". Apareceu em A RUA GURGELZIM, com a ideia fixa de virar nome de rua em Fortaleza. SOL, PRAIA E... AÇÃO (na figura abaixo), GURGELZIM E A ARTE DO DESENCONTRO, GURGELZIM E O COMETA HALLEY e GURGELZIM DA VIOLA foram as histórias seguintes em que ele foi o protagonista.
Heteróclito (Clitinho) foi o nome com que o primus inter pares ressurgiu em dois contos - HETERÓCLITO, SUAS CASAS DE PASTO e HETERÓCLITO, SEUS INIMIGOS - publicados em "MultiContos", uma antologia de contos premiados pelo BNB Clube.
Finalmente, reapareceu como Jorge George Bizarria. Em O LAR SINGULAR DE JORGE GEORGE, que foi publicado (sob outro título) num breve retorno do "Informativo A Ferragista" (1986), e, em JORGE, UM CEARENSE, uma "entrevista" que ele concedeu ao livro "Outras Criações" (1992). Já JORGE GEORGE EM RITMO DE DESVENTURA, em duas partes, e A FESTA DOS SÓSIAS são  conclusões de antigos rascunhos. Estão apenas aqui no Preblog.
O trio tem uma relação absolutamente "desligada" com o mundo e , por isso, torna-se agente e paciente das maiores desventuras. 
E segue o fio: 
O Dr. Carta Pácio, que se dedica a enviar cartas comerciais com mirabolantes propostas, regra geral alicerçadas em argumentações pseudocientíficas; o Antonomásio, de curtas aparições, quando o texto está a exigir a presença de alguém de posições firmes, sem papas na língua, que não leva desaforos para a casa, e que, por ter sido batizado com água quente, reúne esses predicados todos; o Professor Kyw, um mestre do vernáculo que defende às últimas consequências o alfabeto pátrio extirpado das letras alienígenas; e o Dr. Asdrúbal, um médico colecionador de casos insólitos na profissão e solidário com as desgraças alheias, mesmo que isto signifique revelar que já passou por elas com galhardia.
Com o advento da blogosfera, o escritor ampliou o quadro de personagens ficcionais. E, para assuntos de cobrança, incluiu o Sr. Mário Valadão, que tem robusta experiência na área de extorsão. Hábil na abordagem dos anunciantes inadimplentes, quando não está entretido com algum serviço externo, Valadão mata o tempo ampliando o acervo muscular nas academias de ginástica. E também a fotógrafa Petúnia, que poderia aumentar o FI (Fator de Impacto) do blog EntreMentes, se não tivesse a má ideia de transformá- lo em fotolog. Além de ter o infeliz hábito de oferecer-se para trabalhar nos locais em que ela é enviada para fazer fotorreportagens.
E preparem-se que vem aí o Patrício Poeta, o inventor do "fototrovismo". 

Nenhum comentário: