sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A LEI DA COMPENSAÇÃO

"Existe no mundo, meu irmão / a lei da compensação."
Jackson do Pandeiro
A lei da compensação pertence ao "ordenamento jurídico" do Universo. Como a lei da gravidade, a lei do eterno retorno e a lei geral dos gases.
Deus tem utilizado essa lei em situações corriqueiras. Dando o frio conforme o cobertor, abrandando o vento para o carneiro tosquiado e só mandando a dor que uma pessoa possa suportar.
Radicalizou no caso Jó, é verdade. Mas foi criterioso com as cobras. Mesmo sendo elas só pescoço, Deus não lhes deu asas (e se tivesse dado... tinha-lhes tirado o veneno).
A lei da compensação é uma espécie de Bom-Bril de Deus. E, sendo Ele o Criador e o Incriado, eis outra compensação!
Na História, a lei amiúde está presente. Sabendo que o inimigo ia cobrir o sol de flechas numa batalha, Leônidas apelou para ela:
- Melhor, combateremos à sombra.
Houve um tempo em que os esquimós usavam anzóis como dinheiro. Era ruim para tirar do bolso, mas... para que a afobação? Eles têm um dia que dura seis meses.
Num hospital do SUS:
- Dr. Martins, chegando atrasado!?
- É, mas vou sair adiantado.
O comportamento do Dr. Martins, que não é tão incomum assim, é mais um dos exemplos da lei da compensação.
No futebol, a lei é muito usada pelos árbitros. Quando, por exemplo, eles favorecem um time com a marcação de um pênalti duvidoso, eles compensam anotando outro para o time adversário. Sacumé, eles têm medo de serem rotulados de arbitrários.
Agora, se você nunca montou num cavalo e lhe oferecem um cavalo que nunca foi montado, não vá nessa. É uma tergiversação da lei.
A lei da compensação é o que assegura que você vai receber amanhã o que você faz hoje a alguém, seja bom ou seja ruim.
Ruim é mais fácil de acontecer. Como na canção do Jackson em que o "Garrafão" passou a ser chamado de "vidro de penicilina", e o "Serrotão", "serrinha de aparar unha". PGCS

2 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Copio mensagem:
"Muito proveitoso seu texto, mandei para frente. Valeu meu irmão.
Abraços."
Dr.Gurjão

Paulo Gurgel disse...

Copio mensagem:
"Paulo, bom dia!
Não sei se você tomou conhecimento,mas o nosso colega Hildebrando, no curso de
anatomia, filosofou sobre este tema. Havia um cadáver com uma perna curta. E toca o Hildebrando a matutar... Matuta daqui, matuta dali... E chega uma conclusão: É a lei da compensação! Mas, como assim Deo? Vejam este cadaver, tem uma perna curta, em compensação a outra é mais comprida. Grande Deo! Melhor do que esta só a do saco de risada...
Até outra! Vou ficar lhe acompanhando.
Abs."
Tarcizio