sexta-feira, 4 de novembro de 2011

GURGELZIM, HETERÓCLITO E JORGE

Não é um segredo trancado a sete chaves. Qualquer um que venha lendo os textos publicados no Preblog já se deparou com este trio: Gurgelzim, Heteróclito e Jorge. Eles não interagem, estão sempre em histórias exclusivas. Mas adotam padrões de comportamento que fazem suspeitar de que os três sejam um só personagem.
Se assim pensou, o leitor está certo.
Gurgelzim, Heteróclito e Jorge seriam também o próprio escritor, quando este quer tirar o foco de si mesmo?
Bem, fica difícil de negar essa possibilidade diante do nome com que foi batizado o primeiro.
Gurgelzim surgiu nos tempos do "Informativo a Ferragista". Apareceu em A RUA GURGELZIM, com a ideia fixa de virar nome de rua em Fortaleza. SOL, PRAIA E... AÇÃO, GURGELZIM E A ARTE DO DESENCONTRO, GURGELZIM E O COMETA HALLEY e GURGELZIM DA VIOLA foram as histórias seguintes com ele como protagonista.
Heteróclito (Clitinho) foi o nome com que ele ressurgiu em dois contos - HETERÓCLITO, SUAS CASAS DE PASTO e HETERÓCLITO, SEUS INIMIGOS - publicados em "MultiContos", uma antologia de contos premiados pelo BNB Clube.
Finalmente, reapareceu como Jorge George Bizarria. Em O LAR SINGULAR DE JORGE GEORGE, que foi publicado (sob outro título) num breve retorno do "Informativo A Ferragista" (1986), e, em JORGE, UM CEARENSE, uma "entrevista" que ele concedeu ao livro "Outras Criações" (1992). Já JORGE GEORGE EM RITMO DE DESVENTURA, em duas partes, e A FESTA DOS SÓSIAS são as conclusões de antigos rascunhos. Estão apenas no Preblog.

Nenhum comentário: