segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

ABAS DO LIVRO

DALGIMAR MENEZES
Professor da Anatomia Patológica da UFC. Nascido a 9 de outubro de 1942, em Itapipoca, pipoca, oca. Hoje, sofre apenas o inevitável (e amanhã, quem sabe, nem isso). Romancista e poeta, eta. Escreveu Os Dias e as Noites de Dionísio de Pedregosa (romance) e Em Busca de Poesia. Mais: participou das antologias Encontram-se e Temos um Pouco, com textos antológicos, lógicos.
EMANUEL CARVALHO
Cirurgião cardiovascular, 35 anos, natural de Piripiri – Piauí. Andanças poéticas em VerDeVersos, Encontram-se e Temos um Pouco. E andanças musicais com Belchior e Jorge Mello, seu irmão. Terra, mar & ar. Terra & mar. Terra: Sinara.
GERALDO BEZERRA
Obstetra, 36 anos, nascido em Jaguaribe – Ceará. Publicou recentemente Magazine GB, livro de crônicas, poemas e humorismo. Letrista de músicas, é quem enluara a viola de José Carlos Albuquerque, também médico. GB, flumíneo GB. Guardião dos seixos do rio Jaguaribe.
HAMILTON MONTEIRO
Professor de Histologia da UFC, aposentado. Histo e aquilo: poeta. Estreou em Temos um Pouco. Lira dos sessent’anos desafiando os ventos do entardecer.
HUGO BARROS
Psiquiatra. Visão escrachada da vida. Com Ida (leiam neste livro), contista laureado. O prêmio: uma passagem para Pasárgada – só de ida. HB também colaborou com O Saco (não genesicamente).
LUIZ TEIXEIRA
Homeopata, 41 anos, autor do ensaio A Dialética da Doença (144 páginas, Nação Cariri Editora). Aprendeu com Maiakovski que “é melhor morrer de vodka (e de caipirovska, por que não?) do que de tédio”. LT só se lança ao trabalho (poético) quando sente nitidamente o mandato social (confiram, confiram). E é pai de Virna, que fez a seleção de seus poemas para esta antologia.
PAULO GURGEL
Pneumologista, 33... perdão, 37 anos, natural de Fortaleza. É ledor de Woody Allen, mas não aceita o avassalamento (Louracap não é Manhattan!). Textos publicados em VerDeVersos, Encontram-se, MultiContos, A Nova Literatura Brasileira (Shogun Arte – RJ) e Temos um Pouco. PG, impagável PG. Tê-lo-ão também aqui, em Criações, onde faz inclusive uma auto-entrevista, a segunda de sua carreira (a prova de que tem autocrítica ou do contrário?). É, no mano a mano com Emanuel Carvalho, um dos promotores das edições CMC (com o merchandising nesta contracapa). E, agora, por haver escrito estas “orelhas”, virou “polibiógrafo”.
PEDRO HENRIQUE
Proctologista. Professor da UFC. Em Medicina, diversos livros publicados (Câncer nos Cólons e no Reto foi escolhido o Livro do Ano de 1986, na área científica, pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará). E, em Poesia: 12 Poemas em Inglês, Ilha da Canção, Concretemas e Poeróticos. Apóstolo do verso e do anverso, Pedro não é pedra. É tijolo (mesmo e outros aspectos). “Tijolo com tijolo, num desenho mágico.” E;;;
SÉRGIO MACEDO
Cardiologista do Hospital de Messejana (INAMPS), onde pilota um submarino da classe UTI. Poeta estreante em Encontram-se. “Vive o corpo e vive a alma.”

Nenhum comentário: